quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Apresentação de Carlos Blaya Perez

Caros(as) Colegas do Grupo IMI,

A fotografia tem uma importância muito grande na minha vida. Eu tinha alguma dificuldade em me comunicar com as pessoas e daí comecei a fotografar. Primeiro eu tinha que vender os meus serviços de fotógrafo aos casais (fotos de casamento), aniversariantes (15 anos) e às mães (bebês). Depois eu tinha que me movimentar em frente a um público atento, como acontece nos casamentos e festas em geral. Posso dizer que graças à fotografia eu consegui dar um novo rumo à minha vida. Chegamos – Célia (minha companheira, que era iluminadora) e eu – a fotografar cinco eventos num único final de semana!

Depois disso eu fui professor substituto na Universidade Federal de Santa Maria e descobri que não era assim tão assustador, já que era para falar do meu trabalho. Aí consegui me soltar um pouquinho mais.

De formação, sou Mestre em Multimeios pela UNICAMP (1994), ocasião em que Miriam e eu nos conhecemos, nas salas de aula do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Obtive o título de doutor em Biblioteconomia y documentación pela Universidad de Salamanca - Espanha (2004). Atualmente sou professor adjunto do Departamento de Documentação da UFSM, no Rio Grande do Sul, e docente do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, do Curso de Especialização a Distância em Gestão de Arquivos e do Curso de Graduação em Arquivologia.

O tema de minha tese é Estudo sobre os usuários dos arquivos fotográficos brasileiros; e da minha dissertação A fotografia na narrativa histórica: o resgate da história da Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.

Um abraço a todos,
Carlos Blaya Perez

Nenhum comentário: