quinta-feira, 3 de março de 2011

Apresentação de Rosa Inês de Novaes Cordeiro

Caros(as) Colegas,

Sou professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde desenvolvo atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão junto ao Instituto de Arte e Comunicação Social, no Departamento de Ciência da Informação e no Laboratório de Investigação Audiovisual. Atualmente estou realizando um Scholar-in-Residence (Estágio Sênior-CNPq) na University of Illinois at Urbana-Champaign (2010/2011), cuja pesquisa procura analisar e sistematizar um universo de conteúdos provenientes de imagens em movimento (filmes) a partir da teoria analítico-sintética, ou seja, da teoria facetada, somando-se a isto a discussão de princípios da análise fílmica e a testagem da proposta na esfera da recepção.

Quanto à formação, fiz meu doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ/1998) e realizei pós-doutorado no Instituto de Psicologia da UFRJ (2003). Fiz duas graduações: em Biblioteconomia e Documentação (UFF/1978) e em Arquivologia (UFRJ/1982).
Atuo, desde 1983, no ensino das graduações de Arquivologia e de Biblioteconomia e Documentação da UFF e ministro disciplinas sobre a análise e representação de conteúdo dos documentos. Desde 2000 atuo também na docência da pós-graduação na UFF, orientando dissertações em Ciência da Informação e em Artes.

Colaboro também com o Mestrado em Ciência da Informação da UFF, criado em 2008, e com a subárea Ciência da Informação e Justiça Administrativa, no Mestrado Profissional em Justiça Administrativa da UFF, criado em 2009. Na Especialização, participo do corpo docente do curso em Planejamento, Organização e Direção de Arquivos (UFF).

São meus principais domínios de atuação a análise e a representação do conteúdo dos documentos de diversas naturezas (audiovisuais e imagens em diferentes estoques de informação) e a geração e a gestão do conhecimento em Direito. Publiquei, em 2000, o livro Informação e Movimento: uma ciência da arte fílmica.

Abraços,
Rosa Inês

Nenhum comentário: