quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Apresentação de José Leonardo Oliveira Lima

Moro em Goiânia, onde nasci, mas vivi a minha infância até a fase adulta na cidade de Trindade-GO (conhecida como a Terra Santa, devido à Romaria do Divino Pai Eterno). Sou filho de uma professora e de um comerciante e, desde os 12 anos de idade, já trabalhava no comércio do meu pai. Iniciei a minha vida profissional como programador de computadores e, posteriormente, após o término da faculdade de Processamento de Dados, trabalhei como Analista de Sistemas. Aos 17 anos tive a minha primeira oportunidade como professor e desde então não parei mais. Venho de família com uma tradição de educadores (minha avó, avô e tias também eram professores) e, quando eu pensava que seria diferente comigo, percebi que também trazia o vírus da educação no sangue. Atuo como docente do curso de Sistema de Informação e sou concursado da Universidade Estadual de Goiás desde 1999. Não abandonei a minha formação básica, porém tenho buscado fazer correlações que envolvem tecnologia com educação, principalmente nos seguintes temas: TICs e educação, EAD e gestão e sistema de informação. Fiz mestrado em Ciências da Educação Superior, curso da Universidade de Havana (diploma revalidado pela Universidade Católica de Goiás) e tenho especialização em Gestão da Qualidade pela FGV. Atualmente sou coordenador de avaliação no Pró-Licenciatura em Biologia a Distância – projeto pioneiro de EAD do MEC em consórcio formado por 10 IPES – e avaliador do MEC para EaD e Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Fui coordenador geral do CEAD-UEG, coordenador local na UEG da Licenciatura em Biologia a Distância e coordenador UAB da UEG, e atuei como gerente adjunto e supervisor no SENAC, dentre outras experiências.

No aspecto pessoal, sempre gostei de lidar com diversas coisas ao mesmo tempo. Já fiz teatro, participei de coral, fiz curso de música (3 anos de teoria musical, aprendi flauta e algumas dedilhadas no piano – que já esqueci) e até fui regente do coral da Sociedade Cultural Desencanto, entidade com sede em Trindade de que faço parte e ajudo até hoje. Porém, com o corre-corre da vida cotidiana, não tenho tido a possibilidade de atuar tão ativamente. Adoro leitura, teatro, música (MPB, Jazz, clássica e ópera), cinema e todas as formas de expressão da arte. Também gosto de aprender sobre a arte dos vinhos e, quando estou inspirado e com vontade, de arriscar na arte culinária.

Como a vida e a maturidade nos ensinam a temperança, sou uma pessoa que tem aprendido a ser menos ansioso e perfeccionista. Tenho um comportamento geralmente pacífico e valorizo as verdadeiras amizades, o afeto, a lealdade, a sinceridade e, acima de tudo, o respeito ao ser humano e à liberdade.

Fiz, no primeiro semestre de 2010, a disciplina Memória e Informação, com a Prof.a Miriam, e tive uma grande identificação com a temática, o que me motivou a fazer parte do Grupo IMI. Fui aprovado no processo seletivo para o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB e iniciarei oficialmente como aluno do curso em 2011, e serei orientado pela Prof.a Miriam na seguinte temática: Processo de Mineração de Dados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para apoio à tomada de decisão pelos professores no processo de avaliação de alunos de cursos de graduação a distância.

Abraços,
José Leonardo

Nenhum comentário: