quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Apresentação de Neiva Pavezi

Posso iniciar a minha apresentação dizendo que desde criança sou apaixonada por fotografia. Esse “vírus” sempre esteve incubado em mim e foram as circunstâncias do caminho que trilhei que o fizeram despertar. Agora, um terreno fértil se apresenta para o seu desenvolvimento.

Ainda pequena, permanecia, por horas, parada em frente à maleta de fotografias da família, imaginando e fantasiando sobre os momentos e personagens que via. Eu questionava mamãe a respeito da sua identificação e gostava de “organizá-las por evento”! Nas festas da família e nos passeios da escola eu sempre era a fotógrafa e, ao mesmo tempo, arranjava as posições para o retrato.

Quando tive a disciplina de Introdução à Fotografia, ministrada pelo Prof. Carlos Blaya Perez, na Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (RS), tive a minha primeira experiência prática com a revelação de imagens em preto-e-branco e iniciei meu conhecimento de história da fotografia. No meu primeiro emprego, em uma empresa de consultoria em Arquivos, tive a oportunidade de atuar na organização e identificação de um acervo fotográfico.

Mais tarde, como docente no Curso de Arquivologia da Universidade Estadual de Londrina (PR), ministrei a disciplina Arquivos Audiovisuais. Essa experiência foi particularmente importante no aprimoramento dos meus conhecimentos na área de arquivos de imagens.

Atualmente, no cargo de Arquivista que ocupo no Departamento de Arquivo Geral da UFSM, exerço atividades arquivísticas no acervo fotográfico, o qual também foi objeto da minha pesquisa de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da UFSM (PPGPPC). A pesquisa que realizei teve por motivação a curiosidade despertada pelas minhas experiências anteriores juntamente com os resultados da tese da Prof.a Miriam Paula Manini. Fui orientada pelo Prof. Daniel Flores, que me fez despertar para a utilização dos recursos informáticos aplicados à gestão do arquivo fotográfico. Esse fato contribuiu grandemente para a ampliação dos meus conhecimentos, pois exigiu estudo e culminou com a minha integração no Grupo de Pesquisa em Gestão Eletrônica de Documentos – GED, liderado pelos Professores Daniel Flores e Carlos Blaya Perez e, posteriormente, no Grupo IMI.

Devo dizer que o apoio e o incentivo da Prof.a Miriam foram muito importantes no desenvolvimento da pesquisa, que já está gerando frutos, como novos projetos em desenvolvimento no Departamento de Arquivo Geral/UFSM, e a sua disseminação está me aproximando de outros pesquisadores na área, favorecendo o intercâmbio de informações e a troca de experiências para o desenvolvimento do tema. Disso tudo, resulta um desejo intenso de dar seguimento ao estudo, prevendo-se um Doutorado.

Abraço apertado!
Neiva

Nenhum comentário: