segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Apresentação de Luciana Souza de Brito

Olá!

Como a finalidade do texto é a gente se apresentar, começo mencionando a minha formação. Sou Bacharel em Arquivologia, formada em 2001, pela Universidade Federal de Santa Maria; sou Especialista em Gestão de Negócios, pelo Centro Universitário Franciscano, desde 2006; e este ano obtive o título de Mestre em Patrimônio Cultural, pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente sou professora do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande, responsável pela disciplina de Arquivos Especiais, entre outras. Nessa disciplina, em especial, são abordados os referenciais teóricos e metodológicos para o trato com fotografias, películas cinematográficas, acervos sonoros, etc.

Meu envolvimento com a fotografia começou quando iniciei minhas pesquisas para ingresso no Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria, ainda em 2008, pois naquela época atuava junto ao Centro Universitário Franciscano, na parte administrativa da Pró-Reitoria de Graduação.

Naquele período tive contato com o acervo fotográfico da instituição e me identifiquei com o material; foi também quando conheci o professor Carlos Blaya Perez e decidi que queria trabalhar com ele sobre essa temática.

A minha Dissertação de Mestrado discorre sobre a possibilidade de utilização do acervo fotográfico da instituição como um meio de coletar as histórias e memórias institucionais. O título da dissertação é Histórias e memórias institucionais a partir do acervo fotográfico do Centro Universitário Franciscano (1955 - 1980). O material encontra-se disponível no site da biblioteca da UFSM (www.ufsm.br).

A participação nesse Grupo se deu por convite do professor Carlos Blaya Perez e também da professora Miriam Manini. A minha expectativa é poder contribuir para o enriquecimento das discussões sobre imagem e memória.

Abraços,

Luciana

Nenhum comentário: