sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Apresentação de Túllio Ramos de Morais

Meu Nome é Túllio, sou bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), pela PUC-MG, e em Biblioteconomia, pela UFMG, e estou sempre correndo atrás de novos conhecimentos.

Sempre me interessei por fotografia, cinema e museus e, ainda na época de estudante de Publicidade, improvisei um laboratório de revelação de fotografias em preto-e-branco, no quarto de despensa da casa de meus pais. Era lá que eu me divertia nas noites de sexta e sábado. Logo depois de formado, vendi meu equipamento para comprar uma máquina melhor e, assim, partir para o profissionalismo; mas minha iniciativa coincidiu com o boom da fotografia no Brasil (1983/1984), quando, de repente, tudo que era ligado à fotografia e seu processamento ficou muito caro. Isso impediu que eu comprasse a tão desejada máquina fotográfica e, então, decidi deixar os meus planos de molho e procurar novos caminhos.

Ingressei na área de Arquivologia quando entrei para o serviço público (UFMG), em 1992. Gostei tanto que acabei estudando e me formando em Biblioteconomia, no início de 2000. Dois anos depois, vim com minha esposa, filho e cachorro para Brasília, transferido para a UnB, onde vislumbrei a grande oportunidade de aprofundar meus conhecimentos em Arquivologia.

Por duas vezes tive o prazer de ter sido aluno especial em matérias com a Prof.a Miriam, a quem acabei pedindo para que fosse a minha orientadora de Monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Gerencial. Tem sido ela, também, a orientar meu pré-projeto de Mestrado, que pretendo apresentar em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação da FCI/UnB. Foi dela, também, o convite para entrar no Grupo.

Apesar de todas essas mudanças, nunca deixei de gostar de fotografia e cinema, principalmente agora com o desenvolvimento das câmeras digitais e dos programas para tratamento de imagem.

Bem, é a primeira vez que participo de um Grupo de Pesquisa e tenho muita expectativa para tal. Espero aprender muito com todos e, também, ter a oportunidade de poder retribuir com o pouco de conhecimento que tenho.

Espero vê-los em breve.
Um grande abraço a todos,
Túllio

Nenhum comentário: