quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Apresentação de Rita de Cássia Portela da Silva

Olá colegas!

Meu nome é Rita de Cássia Portela da Silva. Sou arquivista, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2001; Especialista em Ciência da Computação pela UFSM (2003) - monografia intitulada “A Divulgação de Informações na Internet e a Normalização da Descrição Arquivística” e Mestre em Patrimônio Cultural também pela UFSM (2010) – dissertação intitulada “Padrões de metadados para instrumentos de pesquisa: a integração em benefício do usuário tendo por base o acervo da Fábrica Rheingantz” (disponível em http://cascavel.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3273).

Minha ligação com o IMI se originou no Mestrado, quando fui orientada pelo Prof. Carlos Blaya Perez, e pesquisei a integração de padrões de metadados para a elaboração de instrumentos de pesquisa para acervos fotográficos.

Minha motivação para integrar o IMI está relacionada à troca de experiências com profissionais da área de Ciência da Informação na área de gestão e descrição de acervos fotográficos.

Atualmente sou docente do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). No momento não tenho qualquer projeto (ensino, pesquisa ou extensão) relacionado ao tratamento de acervos fotográficos. Em 2011, porém, pretendo desenvolver um projeto para o tratamento do acervo fotográfico do Curso de Arquivologia da FURG, com vistas ao seu tratamento, descrição e difusão.

Minha última publicação foi uma comunicação intitulada “Acervo fotográfico da Fábrica Rheigantz: tratamento, difusão e preservação do patrimônio cultural de Rio Grande”, conforme segue resumo, palavras-chave e referência.

Resumo
Neste trabalho se apresenta os instrumentos de pesquisa elaborados para a coleção fotográfica da Fábrica Rheingantz, parte integrante do acervo do Centro de Documentação Histórica Professor Hugo Alberto Pereira Neves, da Universidade Federal do Rio Grande. Inicialmente, a temática é apresentada por meio de uma reflexão introdutória sobre patrimônio cultural, patrimônio documental e acervos fotográficos. Na sequência, aborda-se o histórico da Fábrica Rheingantz demonstrando sua trajetória e enfatizando sua repercussão em âmbito nacional e local, além de sua relação com a comunidade rio-grandina atual. Em seguida, apresentam-se as características físicas e de conteúdo das fotografias que respaldaram as intervenções técnicas efetuadas no acervo. Por fim, apresenta-se o processo que resultou nas descrições do Acervo Fábrica Rheingantz, demonstrando a integração de padrões da Arquivologia e da Biblioteconomia.

Palavras chave: descrição, fotografia, Fábrica Rheingantz.

Referência:
SILVA, Rita de Cássia Portela. In: Anais do IV Seminário Internacional em Memória e Patrimônio: Memória, Patrimônio e Tradição [recurso eletrônico]. Pelotas, Ed. da UFPel, 2010, p. 229-238.

Abraços,
Rita

Nenhum comentário: