segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Apresentação de Maria Candida da Silveira Skrebsky

C@ríssimos(@s)!

Chamo-me Maria Candida. Este é um nome do qual me orgulho porque tem sido recorrente em minha família há algumas gerações; primeiramente, com meu tataravô, que se chamava Antônio Candido; depois, sua filha, minha bisavó, a qual meu pai, já falecido, chamava de “vovó Candoca” e por quem tinha profunda admiração e carinho, e que, segundo ele, era uma mulher muito querida e bondosa, de quem herdei, além do nome, o apelido. Tenho ainda uma tia com esse nome e meu filho menor sempre diz que, se um dia tiver uma filha, colocará nela o nome de “Maria Candida”, isto sem eu ter contado a ele sobre essa tradição na família.

Bem, esta história é apenas para introduzir minha apresentação e enfatizar o valor que atribuo à memória, pois acredito que sem ela perdemos nossas referências e nos tornamos, apenas, um a mais no mundo.

Prosseguindo com a apresentação, sou formada em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (1990); atualmente sou mestranda em Patrimônio Cultural, também pela UFSM, e tenho como orientador o Prof. Dr. Carlos Blaya Perez. Minha pesquisa está vinculada à área de concentração “História e Patrimônio Cultural”, tendo como linha de pesquisa “Patrimônio Documental”.

A pesquisa que estou desenvolvendo no Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural se refere à seguinte temática: “Centro Histórico Coronel Pillar - CHCP: o acervo fotográfico como instrumento de preservação e difusão da memória da Guarnição da Brigada Militar de Santa Maria”, e como abordagem principal o tratamento arquivístico do acervo fotográfico do CHCP, referente ao período de funcionamento do Regimento de Polícia Rural Montada (1955 a 1974), com vistas à preservação e à difusão da memória da Brigada Militar da região de Santa Maria.

O CHCP é uma instituição cultural militar de natureza pública, composta por museu, arquivo e biblioteca, vinculado ao 1º Regimento de Polícia Montada “Regimento Coronel Pillar” da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, e tem como missão a pesquisa, a preservação e a difusão da memória e história da Guarnição da Brigada Militar de Santa Maria, em especial do 1º Regimento de Polícia Montada “Regimento Coronel Pillar” – 1º RPMon.

Acredito que sou a mais recente integrante do Grupo de Pesquisa IMI, pois minha motivação para participar do Grupo surgiu com recente lançamento do livro do Grupo, no qual meu orientador, o prof. Carlos Blaya, tem um artigo publicado. Foi dessa forma que tomei conhecimento do Grupo de Pesquisa IMI, o qual achei muito interessante. Considero esta uma oportunidade ímpar de estarmos em contato com pesquisadores com interesses afins, e assim poder trocar experiências, interagir e construir conhecimento acerca das temáticas Imagem, Memória e Informação.

O último evento científico de que participei foi o IV Seminário Internacional sobre Memória e Patrimônio, realizado de 22 a 24 de setembro de 2010, em Pelotas/RS. Apresentei o trabalho intitulado Memória e Fotografia, o qual foi publicado nos Anais do IV SIMP. Coloco a seguir o resumo da publicação.

Resumo
A preocupação da humanidade com o registro, o armazenamento e, consequentemente, a preservação da memória é evidente deste os tempos mais remotos, levando o ser humano a desenvolver mecanismos cada vez mais complexos para dar conta de tal necessidade. A fotografia surgiu como um desses avanços tecnológicos, proporcionando possibilidades de retenção de uma carga de memória jamais imaginada. O objetivo deste trabalho é estabelecer uma reflexão acerca da memória, seu desenvolvimento, suas relações com o esquecimento e com o poder, na tentativa de fundamentar e ressaltar a importância da documentação fotográfica como fonte documental relevante para a preservação da memória. Para isso, buscou-se embasamento em produções bibliográficas de autores, previamente selecionados, que se debruçaram sobre a temática.

Palavras-Chave: memória, patrimônio documental, fotografia.

Abraços a todos!

Maria Candida

Nenhum comentário: