quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Apresentação de Maria Goretti Vieira Vulcão

Prezados colegas,

meu nome é Maria Goretti Vieira Vulcão e estou me juntando ao Grupo há bem pouco tempo.

Sou Historiadora de formação e Mestre em Teoria e História da Arte pelo Instituto de Arte da UnB. Trabalho no Centro de Documentação da UnB desde 1997 e a aproximação com as questões ligadas a Arquivo e às suas dinâmicas de gerenciamento da informação foi acontecendo de forma natural.

No primeiro semestre de 2010 resolvi cursar uma disciplina (Memória e Informação) na Faculdade de Ciência da Informação da UnB ministrada pela professora Miriam Paula Manini e fiquei realmente impressionada não só pelos belos filmes e os textos propostos durante a disciplina, como também com a possibilidade de discutir os temas que povoam o relacionamento entre a pesquisa histórica – atividade que desenvolvo – e as questões relacionadas à gestão do Arquivo da Universidade.

Estou ainda na fase de revisão bibliográfica, atualizando minhas leituras sobre imagem e as reflexões que ela pode me proporcionar. A princípio, estou interessada em trabalhar com as imagens do acervo fotográfico do CEDOC/UnB e a carga política, afetiva, histórica e estética que algumas imagens podem revelar sobre a história e a memória desta Universidade.

Abraços!

Goretti

Nenhum comentário: