quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Apresentação de Paulo Roberto Gomes Pato

Oi pessoal!

Sou o Paulo Pato, estou com 55 aninhos, sou graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUCCAMP/Campinas-SP (1982), Mestre em Educação (UnB), Especialista em EAD (UFMT) e em Gestão na Administração Pública (FGV). Atualmente sou servidor público e trabalho na Assessoria de Comunicação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Como jornalista ilustrador, trabalhei por mais de vinte anos em jornais e revistas produzindo caricaturas, cartuns, charges, projetos gráficos, fotografando e tal. Portanto, as imagens me perseguem desde há muito (ou eu as persigo...) e esse é o principal motivo da minha participação neste Grupo de Pesquisa.

Minha dissertação na Faculdade de Educação foi sobre a leitura de História em Quadrinhos pela perspectiva da Semiótica e pelas categorias intertextualidade, polifonia e dialogismo de Bakhtin. Esse trabalho acabou por me levar a cursar a disciplina Leitura de Imagens, com a Miriam, por duas vezes. Na primeira como ouvinte e na segunda como “falante” e “pitaqueiro”. Daí surgiu a minha proposta para o Doutorado: como indexar imagens diante de sua polifonia característica? É suficiente utilizar apenas o referente? E os índices, como ficam? Podemos (ou devemos) indexar “sensações”? O que é o visível nas imagens? A questão simbólica também deve ser considerada, eu acho. Portanto, o caminho é longo.

Participei do livro editado pelo IMI* com o artigo Imagens: polissemia versus indexação e recuperação da informação, que é a base do meu pré-projeto de Doutorado.

A bibliografia abaixo foi extraída desse artigo.

Obrigado e abraço!

Paulo Pato



Bibliografia
BAKHTIN, Mikhail M. Marxismo e filosofia da linguagem. 11ª ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
BOUGNOUX, Daniel. Introdução às ciências da informação e da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1994.
CABERO, Julio. Tecnologia educativa: diseño y utilización de medios en la enseñanza. Barcelona: Paidós, 2001.
CAPURRO, R.; HJØRLAND, B. O conceito de informação, in Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 148-207, abr. 2007.
DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1994.
GRIECO, Alfredo. Comunicação por imagem fotográfica na internet: mudança de paradigma, in Revista Alceu de Comunicação, Cultura e Política – PUC Rio, v. 6, n. 12 - jan./jun. 2006, disponível em http://publique.rdc.puc-rio.br/revistaalceu/media/alceu_n12_Grieco.pdf. Acesso em: 21/06/2009.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.
LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 5ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
PIGNATARI, Décio. Semiótica & literatura. 6ª ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
SANTAELLA, Lucia. Corpo e comunicação: sintoma da cultura. 2ª ed. São Paulo: Paulus, 2004.
_______. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1996. (Coleção Campo Imagético).
SMIT, Johanna W. Propostas para a indexação de informação iconográfica. Congresso Internacional de Informática. INFO’97. Cuba, outubro de1997.
_______.A análise da imagem: um primeiro plano. São Paulo: Mimeo, 1999.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.



*MANINI, Miriam P.; MARQUES, Otacílio G.; MUNIZ, Nancy C. (orgs.). Imagem, memória e informação. Brasília: Ícone Editora, 2010. ISBN 978-85-61341-56-5.

Nenhum comentário: