quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Apresentação de Cristina Strohschoen
Tchê (só pra enfatizar que sou gaúcha!...) meu nome é Cristina Strohschoen, conhecida também por Cristina S, por muitos considerarem impronunciável meu sobrenome, de origem alemã (stroh = palha, schoen = bonita).
Sou Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, deeeeeeesde 1991, Especialista em Gestão Universitária pela Universidade Regional de Ijuí desde 2006 (Monografia: Gestão Arquivística em Universidades Comunitárias), Especialista em Gestão em Arquivos UFSM/UAB 2009 (Monografia: Um Estudo sobre a Utilização da Educação a Distância na Formação em Arquivologia no Brasil) e atualmente Mestranda em Patrimônio Cultural na UFSM (2010).
A motivação para participar do Grupo IMI: atuei durante 16 anos em uma universidade privada localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul, detentora de um acervo fotográfico de mais de 300 mil imagens, a grande maioria analógica e p&b, entre as quais se encontra: uma das maiores coleções de negativos de vidro do país: 14 mil itens; duas coleções fotográficas de fotógrafos leto e alemão, que retratam o início da colonização daquela região; memória e informação dos anos 1890 a 1970.
Minha expectativa em participar deste grupo possibilitará aprofundar meus estudos sobre a ligação imagem, memória e informação, do ponto de vista arquivístico e de patrimônio, mediante interação e debates com profissionais de outras áreas que estudam o mesmo tema.
A pesquisa ora em andamento, do Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa Patrimônio Documental, que tem como orientador o professor Carlos Blaya Perez, pretende mapear as políticas de preservação e acesso às imagens de coleções de negativos de vidro custodiadas por duas instituições culturais do país – uma da região Nordeste e outra da região Sul – e produzir um manual de conservação de negativos de vidro.
Referência e resumo da minha última publicação
STROHSCHOEN, Cristina. Treinamento em Preservação de Acervos no Arquivo Nacional do Brasil: a representatividade gaúcha em 2008. In: VIII Congreso de Archivología del Mercosur, 2009, Montevideo. Boletim de la ANABAD. Espanha, 2009. v. LX. p. 01-20.
O projeto Treinamento em Preservação de Acervos, oferecido pela Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo (COPRA) do Arquivo Nacional publicou edital para seleção de candidatos em 2008. O objetivo era proporcionar a seis profissionais do Brasil – profissionais estes que deveriam possuir vínculo empregatício com instituição, pública ou privada e que desenvolvesse atividades de guarda, preservação e acesso de documentos arquivísticos – a obtenção de conhecimentos sobre as diversas ferramentas teóricas e práticas, utilizadas pela preservação, de modo a que fossem compreendidas, criticamente, de acordo com o binômio “Preservação e Acesso”. Dos 29 inscritos, foram selecionados seis, dois do Amazonas, um do Acre, um do Rio de Janeiro, um do Rio Grande do Norte e um do Rio Grande do Sul. O treinamento aconteceu de agosto a outubro de 2008, em período integral, num total de 300 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas. A estrutura curricular abrangeu os seguintes temas: conservação preventiva; química aplicada à preservação; tecnologias de produção e manufatura de papel; microfilmagem; fotografia; tecnologias do universo digital; restauração de documentos e encadernação. São obrigações dos treinandos encaminhar dois relatórios informativos sobre o que foi implementado em sua instituição de origem, a partir dos conhecimentos adquiridos – após um e dois anos.
Abraços,
Cristina
Sou Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, deeeeeeesde 1991, Especialista em Gestão Universitária pela Universidade Regional de Ijuí desde 2006 (Monografia: Gestão Arquivística em Universidades Comunitárias), Especialista em Gestão em Arquivos UFSM/UAB 2009 (Monografia: Um Estudo sobre a Utilização da Educação a Distância na Formação em Arquivologia no Brasil) e atualmente Mestranda em Patrimônio Cultural na UFSM (2010).
A motivação para participar do Grupo IMI: atuei durante 16 anos em uma universidade privada localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul, detentora de um acervo fotográfico de mais de 300 mil imagens, a grande maioria analógica e p&b, entre as quais se encontra: uma das maiores coleções de negativos de vidro do país: 14 mil itens; duas coleções fotográficas de fotógrafos leto e alemão, que retratam o início da colonização daquela região; memória e informação dos anos 1890 a 1970.
Minha expectativa em participar deste grupo possibilitará aprofundar meus estudos sobre a ligação imagem, memória e informação, do ponto de vista arquivístico e de patrimônio, mediante interação e debates com profissionais de outras áreas que estudam o mesmo tema.
A pesquisa ora em andamento, do Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa Patrimônio Documental, que tem como orientador o professor Carlos Blaya Perez, pretende mapear as políticas de preservação e acesso às imagens de coleções de negativos de vidro custodiadas por duas instituições culturais do país – uma da região Nordeste e outra da região Sul – e produzir um manual de conservação de negativos de vidro.
Referência e resumo da minha última publicação
STROHSCHOEN, Cristina. Treinamento em Preservação de Acervos no Arquivo Nacional do Brasil: a representatividade gaúcha em 2008. In: VIII Congreso de Archivología del Mercosur, 2009, Montevideo. Boletim de la ANABAD. Espanha, 2009. v. LX. p. 01-20.
O projeto Treinamento em Preservação de Acervos, oferecido pela Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo (COPRA) do Arquivo Nacional publicou edital para seleção de candidatos em 2008. O objetivo era proporcionar a seis profissionais do Brasil – profissionais estes que deveriam possuir vínculo empregatício com instituição, pública ou privada e que desenvolvesse atividades de guarda, preservação e acesso de documentos arquivísticos – a obtenção de conhecimentos sobre as diversas ferramentas teóricas e práticas, utilizadas pela preservação, de modo a que fossem compreendidas, criticamente, de acordo com o binômio “Preservação e Acesso”. Dos 29 inscritos, foram selecionados seis, dois do Amazonas, um do Acre, um do Rio de Janeiro, um do Rio Grande do Norte e um do Rio Grande do Sul. O treinamento aconteceu de agosto a outubro de 2008, em período integral, num total de 300 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas. A estrutura curricular abrangeu os seguintes temas: conservação preventiva; química aplicada à preservação; tecnologias de produção e manufatura de papel; microfilmagem; fotografia; tecnologias do universo digital; restauração de documentos e encadernação. São obrigações dos treinandos encaminhar dois relatórios informativos sobre o que foi implementado em sua instituição de origem, a partir dos conhecimentos adquiridos – após um e dois anos.
Abraços,
Cristina
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