quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Apresentação de Cristina Strohschoen

Tchê (só pra enfatizar que sou gaúcha!...) meu nome é Cristina Strohschoen, conhecida também por Cristina S, por muitos considerarem impronunciável meu sobrenome, de origem alemã (stroh = palha, schoen = bonita).

Sou Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, deeeeeeesde 1991, Especialista em Gestão Universitária pela Universidade Regional de Ijuí desde 2006 (Monografia: Gestão Arquivística em Universidades Comunitárias), Especialista em Gestão em Arquivos UFSM/UAB 2009 (Monografia: Um Estudo sobre a Utilização da Educação a Distância na Formação em Arquivologia no Brasil) e atualmente Mestranda em Patrimônio Cultural na UFSM (2010).

A motivação para participar do Grupo IMI: atuei durante 16 anos em uma universidade privada localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul, detentora de um acervo fotográfico de mais de 300 mil imagens, a grande maioria analógica e p&b, entre as quais se encontra: uma das maiores coleções de negativos de vidro do país: 14 mil itens; duas coleções fotográficas de fotógrafos leto e alemão, que retratam o início da colonização daquela região; memória e informação dos anos 1890 a 1970.

Minha expectativa em participar deste grupo possibilitará aprofundar meus estudos sobre a ligação imagem, memória e informação, do ponto de vista arquivístico e de patrimônio, mediante interação e debates com profissionais de outras áreas que estudam o mesmo tema.

A pesquisa ora em andamento, do Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa Patrimônio Documental, que tem como orientador o professor Carlos Blaya Perez, pretende mapear as políticas de preservação e acesso às imagens de coleções de negativos de vidro custodiadas por duas instituições culturais do país – uma da região Nordeste e outra da região Sul – e produzir um manual de conservação de negativos de vidro.

Referência e resumo da minha última publicação

STROHSCHOEN, Cristina. Treinamento em Preservação de Acervos no Arquivo Nacional do Brasil: a representatividade gaúcha em 2008. In: VIII Congreso de Archivología del Mercosur, 2009, Montevideo. Boletim de la ANABAD. Espanha, 2009. v. LX. p. 01-20.

O projeto Treinamento em Preservação de Acervos, oferecido pela Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo (COPRA) do Arquivo Nacional publicou edital para seleção de candidatos em 2008. O objetivo era proporcionar a seis profissionais do Brasil – profissionais estes que deveriam possuir vínculo empregatício com instituição, pública ou privada e que desenvolvesse atividades de guarda, preservação e acesso de documentos arquivísticos – a obtenção de conhecimentos sobre as diversas ferramentas teóricas e práticas, utilizadas pela preservação, de modo a que fossem compreendidas, criticamente, de acordo com o binômio “Preservação e Acesso”. Dos 29 inscritos, foram selecionados seis, dois do Amazonas, um do Acre, um do Rio de Janeiro, um do Rio Grande do Norte e um do Rio Grande do Sul. O treinamento aconteceu de agosto a outubro de 2008, em período integral, num total de 300 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas. A estrutura curricular abrangeu os seguintes temas: conservação preventiva; química aplicada à preservação; tecnologias de produção e manufatura de papel; microfilmagem; fotografia; tecnologias do universo digital; restauração de documentos e encadernação. São obrigações dos treinandos encaminhar dois relatórios informativos sobre o que foi implementado em sua instituição de origem, a partir dos conhecimentos adquiridos – após um e dois anos.

Abraços,
Cristina

Nenhum comentário: