sexta-feira, 11 de março de 2011

Apresentação de Ana Lúcia de Abreu Gomes

Caros(as) Colegas do Grupo IMI,

Desde pequenos somos interpelados pelas mais diferentes tipologias de imagens.

Entretanto, para mim, elas começaram a ter um significado mais denso quando, ainda cursando a graduação em História na Universidade Federal Fluminense, fui estagiar no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), no setor de audiovisual, onde passei dois anos trabalhando na organização de fotografias e filmes de arquivos privados de homens públicos.

Já formada, trabalhei como pesquisadora no Projeto de Conservação e Identificação do Acervo Fotográfico da Biblioteca Nacional (PROFOTO), com a documentação acumulada pelo imperador D. Pedro II ao longo de seu extenso governo, de quase meio século.

Este trabalho me permitiu propor um projeto de mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro em que procurei exercitar/verificar o potencial cognitivo das imagens. Exercício esse ao qual dei continuidade na Universidade de Brasília, cursando o doutorado em História Cultural, trabalhando com os filmes produzidos pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP) ao longo dos anos de construção de Brasília.

Hoje, sou professora do curso de Museologia da UnB, trabalhando com as questões de memória, patrimônio e documentação.

Abraços,
Ana

Nenhum comentário: