terça-feira, 28 de outubro de 2008

Impressões do III CNA

Olá,

Para os colegas do Grupo IMMI que ainda não me conhecem, me chamo Otacílio Guedes Marques é fui orientando da Professora Miriam no Mestrado. Passadas as apresentações, gostaria de falar um pouco sobre o III Congresso Nacional de Arquivologia, que aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 24 de outubro.
No geral o congresso foi muito interessante (foi melhor do que a maioria dos congressos que já participei) A abertura foi no Arquivo Nacional (com direito a bateria de escola de samba!!!) e houve várias discussões interessantes, entre elas a criação do Sindicato Nacional dos Arquivistas. Participei mais ativamente do Encontro dos Arquivos do Poder Judiciário (por ser minha área de atuação), e apresentei um trabalho entitulado Projeto de Modernização dos Arquivos do TJDFT - Área Fim - PROMA (deixo o link aqui para apreciação de vocês).
Houve muitos trabalhos interessantes relacionados ao nosso grupo, como por exemplo:


A contribuição da Arquivística para a gestão do acervo fotográfico de um Museu: O caso do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã – PR - “Espaço de Memória”
Gleice Carlos Nogueira Rodrigues

Acervo fotográfico: produto das funções e atividades da Escola de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira
Luciana Souza de Brito

Caricatura: análise, interpretação e representação documentária da imagem/texto
Rita de Cássia Souza Ribeiro

Representação e uso da fotografia jornalística em banco de imagens
Joice Cleide Cardoso Ennes de Souza

A migração de suporte para preservação do acervo sonoro da Rádio MEC
Marcelo de Oliveira Albuquerque e Munik de Araujo Miranda

Se vocês tiverem algum interesse nesses trabalhos posso disponibilizá-los no blog, pois tenho o cd do congresso. Quem quiser é só deixar um comentário.

Um abraço a todos!!!!


P.S. Visitem meu blog o endereço é http://arquivoememoria.wordpress.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Otacílio, que ótima idéia fazer este relato sobre o III CNA! E note que a Luciana que também apresentou trabalho é membro do IMI. Gostaria de ter acesso aos textos, por favor. Abraço! Miriam