quarta-feira, 4 de junho de 2008

Propostas

Caros(as),
na última reunião do IMI (dia 05 de maio de 2008), Díbio, Paulo e eu conversamos sobre metodologia de funcionamento e de trabalho do grupo.
Segue, mais elaborada, a proposta do Paulo, para reflexão, opiniões e discussão neste espaço ou na próxima reunião presencial.
Abraços,
Miriam

"(...) e a formalização da proposta feita na última reunião. Antes de mais nada, essa é apenas uma proposta, que deve ser trabalhada e adaptada pelos membros do grupo. Trata-se, em linhas gerais, de dividir o grupo em sub-grupos temáticos. A idéia é que os membros do grupo se engajem em um ou mais sub-grupos, os quais desenvolveriam suas atividades e apresentariam mensalmente, através de um representante, seus avanços e problemas. Até onde consegui imaginar, há cinco sub-grupos possíveis para começar a trabalhar (que não são propriamente divisões, são mais um exemplo):
- Imagem e história
- Imagem e memória
- Imagens da ciência
- Imagens e arte
- Imagem e ciência da informação (indexação, catalogação e outras coisas das quais não entendo absolutamente nada!)
As atividades destes sub-grupos poderiam girar em torno de algumas atividades, por exemplo:
- Ajuda de pesquisa: um membro apresenta sua pesquisa e os demais fazem críticas e sugestões;
- Criação de instrumentos de pesquisa, como bibliografias, resenhas, iconografias, manuais técnicos, et cetera et all;
- Publicações: textos de um ou mais membros que podem ser disponibilizados, criticados e publicados (por exemplo, em um número especial da revista do departamento);
- Realização e divulgação de eventos (exposições, seminários, e assim por diante).
Bem, é isso. Espero ter contribuído para o melhor funcionamento do grupo.
Paulo.
P.S.: Me proponho a integrar um destes grupos ligados à história, à política ou à sociedade."

Um comentário:

Erny Bo-D disse...

Queria tecer alguns comentários sobre as propostas apresentadas. Primeiro, sobre os sub-grupos, preciso sugerir como tema de pesquisa a preservação dos documentos imagéticos (em qualquer suporte, apesar de meu interesse especificamente com relação aos digitais). Segundo, acredito que seja fundamental, nessa proposta ou em outras, a existência de produtos concretos. Exemplificando, um cronograma de entrega de artigos, um seminário anual público, a edição de um livro e etc.